Pessoal, sei que hoje prometi colocar o PAP da lixeirinha de carro, porém por problemas técnicos vou precisar adiar este tutorial. Mas pra não ficar sem postar nada, resolvi falar um pouco sobre os materiais básicos necessários para quem pretende começar a costurar.
Quando comecei, não tem tanto tempo assim! Assistia alguns vídeos na internet e verifiquei que em quase todos alguns materiais facilitavam a vida das artesãs. Por um tempo tentei não comprar, mas no final vi que o preço acaba valendo, pois hoje fica tudo mais rápido, ou seja a produção aumenta.
Por incrível que pareça, consegui encontrar tudo aqui em Salvador, apesar do preço salgado. Lojas como Kita, Daimaru, CasaMaq possuem preços diferenciados. O melhor é fazer pesquisa já que ficam todas próximas, entre o Bairro Dois de Julho e a Carlos Gomes. Também consegui encontrar alguma coisa no Taboão.
Segue a lista:
- Agulha (a espessura varia para o tipo de tecido)
- Alfinete(prefiro os alfinetes próprios para patchwork, ele são maiores e mais finos)
- Base de corte (Pra mim é essencial hoje em dia. Existem de vários tamanhos, vai depender do tipo de trabalho que você faz)
- Cortador circular(diversos modelos, escolha um que troque a lâmina de corte com facilidade)
- Desmanchador de casas ou de costura (o meu veio junto com a máquina, mas em qualquer armarinho dá pra comprar)
- Ferro de passar (Ainda não comprei, estou usando o de casa, mas minha secretária tem reclamado muito pois gruda cola, manta acrílica, etc)
- Linha (prefiro o carretel maior, dura mais e sai mais em conta que comprar o pequeno. Tenho cores variadas em casa, para não precisar sair sempre pra comprar)
- Maquina de costura (cada pessoa tem preferência por uma marca ou outra)
- Régua(tenho régua para patchwork que possui medidas e ângulos, uma régua normal de 30cm e uma régua de 1m)
- Fita métrica (colei uma na minha mesa de corte, uma na minha máquina e tenho uma extra)
- Tecido 100% algodão(Dê preferência a este tipo de tecido, pois não costuma deformar ou diminuir quando passamos ferro)
- Tesoura (Tenha uma própria para papel e uma para tecido para não perder o corte)
- Pregadores (Uso muito para fixar a cola enquanto seca)
- Giz e caneta para marcar tecido (Dê preferência aos que saem com água)
- Lápis 2B e 6B (são os mais utilizados para tirar molde e marcar tecido)
- Tesoura de Pique ou de alfaiate (ideal para limpar a costura, tirar as linhas que ficam da costura)
PS: Todas as fotos são de autoria da Loja Lulu Bijux & Crafts e não devem ser reproduzidas sem prévia autorização. No caso de divulgação favor colocar os devidos créditos.
Olá!!! Te encontrei por acaso e vejo que você também é de Salvador, que legal! Sou da Perolice, uma marca de craft que também é daqui! Estarei sempre prestigiando o seu espaço por aqui. O blog da Perolice sai este ano também (depois de dois anos de pausa) pois precisa de uns ajustes ainda. Feliz de saber que temos mais soteropolitanas neste espaço! Super beijo :)
ResponderExcluirOi Catarine, comecei com o blog agora. Mas venho lutando e tentando viver com o artesanato, já faz um tempinho. Amooooo! Já fiz de tudo, mas me descobri na costura a 4 meses. Estou tentando ajudar a quem, como eu, curte arte, pois acho tudo muito difícil aqui em Salvador, seja material, cursos, feiras, eventos.... Bom saber que já tenho companhia. Vou esperar pelo seu blog, daí vamos trocando idéias. Passa aqui toda sexta que tem novidade. Beijinhos
Excluir